ÚLCERAS DIABETICAS
Até 15% dos diabéticos são propensos a desenvolverem úlceras nos pés em algum estágio de suas vidas. As úlceras diabéticas têm um impacto consideravelmente negativo nas vidas dos pacientes e são bastante suscetíveis a infecções, o que com bastante frequência leva à amputação. Isso faz com que o controle de infecções seja de importância fundamental no controle de úlceras diabéticas.
O controle bem-sucedido de úlceras diabéticas exige um entendimento abrangente da ferida, inclusive sua causa, progressão, risco e tratamento.
As principais causas das úlceras diabéticas são:
Neuropatia
Suprimento de sangue insuficiente (isquemia)
Neuropatia
A neuropatia é a condição mais comum relacionada a úlceras diabéticas e é causada por lesão nos nervos das extremidades inferiores. A condição é permanente e pode levar à perda de sensibilidade, o que aumenta o risco de lesões acidentais e de dores nos pés.
O tratamento envolve atenção, autocuidado e uso de calçados feitos sob medida.
Suprimento de sangue insuficiente (isquemia)
A isquemia, uma condição muito séria, é a principal causa de amputações. A isquemia é causada pela circulação deficiente, que pode ser decorrente de arteriosclerose ou oclusão tecidual. A circulação deficiente causa redução do pulso - o pé fica frio e azulado - provocando a morte tecidual e o desenvolvimento subsequente da úlcera. Seu paciente pode precisar de cirurgia vascular.
Infecção
O diabetes pode alterar a capacidade do organismos de combater infecções. Além de mais propensos a infecções, é mais difícil eliminar uma infecção já instalada nos pés.
Por este motivo, é crucial avaliar os pacientes regularmente para prevenir infecções e reagir rapidamente caso ocorram.
Tratamentos necessários
Tratar as causas subjacentes das úlceras diabéticas, se possível
Para promover o processo de cicatrização, use coberturas para feridas exsudativas com propriedades de absorção e controle de exsudato superiores, tais como o curativo de espuma não adesivo.
Uma cobertura para ferida exsudativas com liberação de prata, contribuirá para prevenir ou solucionar um problema de infecção
Nenhum comentário:
Postar um comentário